Terapia do Bem: Reforma Íntima

 

Em meio há tantas más notícias que o povo Brasileiro está vivenciando nos últimos meses, muitas vezes torna-se difícil o encontro consigo mesmo para o bem estar e paz interior.

Falamos não apenas da dura batalha entre Israel e Palestina, a tragédia que levou a morte nosso candidato à presidência da República Eduardo Campos ou a Crise econômica que vem gerando desemprego e o encerramento de muitas empresas. Contamos também com a falta de chuva e o racionamento, ar seco e doentio (ficando difícil fugir de uma crise alérgica, tosse ou estar febril em algum momento) fora a epidemia do E-Bola, que em algum momento poderá comprometer nosso Brasil.

Sim... São tantas questões gerais misturadas aos nossos conteúdos individuais, que viver acaba tornando-se muitas vezes um fardo! Afinal de contas, precisamos batalhar pelo pão de cada dia e atender a todas as expectativas do mercado, cuidar da saúde, criar os filhos, conviver com a família (Que também trás suas questões) e em meio a todo esse turbilhão: buscar um momento para si mesmo!

E aí inicia-se um novo conflito...

Como superar todas essas dificuldades da vida, manter a saúde e o bom humor?

Primeiramente, toda transformação inicia seu processo de dentro para fora, pois jamais conseguiremos mudar a história de uma humanidade ou mesmo a si mesmo, sem antes obter a reforma íntima. Esta que por sinal, exige que façamos uma escolha: quero dar abertura para novas visões e me libertar de tudo aquilo que me faz mal, mesmo que isso signifique compreender o outro e por muitas vezes perdoar?

Ou, quero a transformação olhando apenas internamente e aos poucos “esquecer” tudo de mal que me fizeram ou que “acredito” que fizeram a mim?

Pois bem... A primeira alternativa o levará a um caminho e a Segunda alternativa fará com que você “patine” em meio a tanto egoísmo por muito tempo. Mesmo porque, nada em nossas vidas será esquecido, sempre haverá um lugarzinho para tudo de bom e ruim que passamos e normalmente são levados ao nosso Inconsciente.

Felizmente, para se obter o início da reforma íntima, antes de mais nada precisamos praticar o altruísmo e sermos sinceros: olhar apenas para o próprio umbigo nunca foi e nunca será algo benéfico. Viver sozinho ninguém consegue e nem conseguirá, portanto, à partir de uma escolha sincera, temos que desenvolver o nosso senso coletivo e com isso os bons sentimentos.

Percebo que nos consultórios de psicologia, incluindo o meu, que o sofrimento e as somatizações partem de um princípio básico de: raivas, mágoas, ressentimentos, orgulho, negação da realidade, entre outros. Sentimentos e emoções, que apenas o esclarecimento da realidade, acompanhado do perdão e a compaixão poderão gradativamente propiciar alívio e entendimento.

Pode parecer estranho falar em Psicoterapia abrangendo práticas que, normalmente ouvimos falar apenas em instituições religiosas. Mas vale à pena ressaltar, que o cultivo e a prática do bem para si mesmo e para o nosso próximo são condutas básicas para se viver em sociedade com mais saúde e bem estar. Afinal, de contas, como um paciente pode se auto conduzir à uma transformação, se não houver o esclarecimento de suas dores e uma forma de amenizá-las? E como amenizá-las sem compreender o lado do outro, perdoar a si e a quem o feriu?

Sem essas condições “ditas do bem”, o ser humano, termina por se “encarcerar” em patologias e transtornos, evitando a liberdade para sentir-se feliz.

Mas á medida, que amplia seu desenvolvimento psicológico, amadurecendo novas ideias e valores morais, é percebido e sentido que o “mal” que muito os aflige, pode ser transformado em lição de vida e não em sua autodestruição, como muito acompanhamos atualmente.

A simples conduta em renovar a atitude mental, fará com que o ser humano possa transformar-se internamente, refletindo satisfatoriamente em suas relações de forma geral. Onde não haverá mais a permissão para o “outro” me desestruturar, pois estarei fortalecido e renovado.

 

PS: A psicoterapia é um meio para esse desenvolvimento, procure um Psicoterapeuta do Bem!!!